A Norma de Desempenho (NBR 15.575:2013) exige que o atendimento aos requisitos de desempenho seja comprovado, por meio de análises de projetos, simulações computacionais, verificações in loco, ensaios, etc. Para sistematizar essas formas de comprovação, a versão de 2017 do SIAC (Sistema de Gestão da Qualidade) do PBQPH institui o conceito de Plano de Controle Tecnológico.
Esse Plano deve indicar quais ensaios, simulações e análises serão realizados nos sistemas construtivos. Devem indicar que especificações devem ser comprovadas com relação a materiais e componentes, e como fazê-lo.
É um processo que pode tornar-se complexo e de alto custo: por isso é tão importante otimizá-lo. Questões como “que resultados de ensaios aproveitar de outras obras”, ou “que laudos pedir ao fornecedor” devem ser consideradas.
A PGB desenvolveu expertise na elaboração desses Planos, implementados em mais de vinte empresas construtoras. Quer saber como reduzir custos e aumentar a efetividade desses Planos? Fale com a PGB!