Em função do aumento da competitividade as empresas incorporadoras precisam aprimorar suas estratégias de posicionamento no mercado, incluindo, em alguns casos a própria revisão de seus modelos de negócio.
Aspecto essencial dessa estratégia de mercado é a definição de critérios para gerenciamento do portfolio de empreendimentos da empresa.
Um portfolio é formado por um conjunto de projetos que tem um objetivo estratégico comum, e compartilham recursos da empresa: financeiros, tecnológicos e de ativos empresariais.
No segmento imobiliário, critérios para definição de empreendimentos que a empresa poderá desenvolver podem ser o alinhamento de cada empreendimento com o nicho de mercado no qual a empresa atua, a possibilidade de inserção da empresa em novos segmentos ou regiões geográficas, a perspectiva de ampliar ou não o leque de tipologias oferecidas, além da consideração da disponibilidade de recursos técnicos e financeiros.
Além de atuar no desenvolvimento de cada empreendimento específico, a PGB desenvolveu expertise para auxiliar os executivos das empresas a definirem seu portfolio de empreendimentos, trabalhando em conjunto com as equipes de incorporação, projeto e obras.